♦ Como funciona
Cursos
Obrigatórios
Para a obtenção e manutenção do Selo ALSO Brasil, é obrigatório que a instituição comprove a capacitação de sua equipe assistencial nos cursos ALSO (Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia) e BLSO (Suporte Básico de Vida em Obstetrícia), conforme as funções e responsabilidades de cada profissional.
1. Curso ALSO (Advanced Life Support in Obstetrics)
Destinado a médicos, médicos obstétras, enfermérios, enfermeiros obstetras e obstetrizes que atuam diretamente no atendimento às urgências obstétricas.
Capacita os profissionais em protocolos baseados em evidências, abordagem sistemática, simulações práticas de emergências e tomada de decisão em equipe.
É requisito para membros da equipe que atuam em parto, centro obstétrico, emergência, UTI materna e outros setores críticos.
2. Curso BLSO (Basic Life Support in Obstetrics)
Voltado para profissionais da assistência básica e de apoio (técnicos de enfermagem, profissionais da atenção primária, doulas, fisioterapéutas, psicólogos, nutricionistas, atendimento pré-hospitalar entre outros).
Focado em reconhecimento precoce de riscos, suporte básico à vida materna, organização da assistência inicial e comunicação segura em casos de transferência.
3. Renovação das Certificações
Os certificados dos cursos ALSO e BLSO possuem validade legal de 3 (três) anos. Contudo, para fins de elegibilidade à certificação institucional e à manutenção do selo ALSO Brasil, serão considerados válidos apenas os certificados emitidos há no máximo 2 (dois) anos, contados a partir da data de conclusão dos respectivos cursos.
A recertificação pode ser feita por meio do curso ALSO Refresh (1 dia) para profissionais com certificado ainda vigente, ou por repetição do curso completo para certificados vencidos.